-->












O Hino Nacional Mais Evidente Que Nunca.






Por Rosimar Lima

A história do Hino Nacional Brasileiro, é recheada de curiosidades. Antes mesmo de ganhar o título de HINO NACIONAL, a canção composta por Francisco Manuel da Silva, fora chamada de HINO 7 de abril, de 1831 em razão do abandono do trono  por o então imperador português Dom Pedro I. 

Ele abdicou do trono por diversos motivos, razão pelo qual queria voltar a sua terra natal. Sabendo desse feito, o compositor Francisco Manuel logo compôs o que é hj uma das mais lindas melodias brasileira.





A segunda curiosidade sobre o nosso hino, é que a composição só ganhou letra na primeira década do século passado, a saber em 1909, por Joaquim Osório Duque Estrada e somente em 1971 se torna oficial em pleno regime militar.


O Hino Nacional Brasileiro é executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patrióticos.


Esse ano nosso hino completa, 110 anos de existência, sendo que a parte musicada, existe há mais tempo.



Compartilhe e alcance mais pessoas:

Siga-nos no Twitter:



Fechados com Bolsonaro! 🇧🇷🤝
Grupo Público · 9.049 membros
Participar do grupo