-->












III PARTE. INTERNACIONAL DE SÃO TOMÉ, RN O MAIS AMADO





Por Rosimar Lima


( Time do Internacional/ uma das primeiras formações. Campeão Municipal em 1993).


Esse elenco foi campeão em cima do Clube do Atlético numa acirrada partida, vencendo por 4X3


( da Dir./ Esq. Em pé: Tonho,Marquinhos, Babá, Cézar,George,Duduca. Agachados: Furão,Edmo, Gustavo,Mec, Edivan e Dadá ( in memorian).



"A história do futebol em São Tomé, RN" chega enfim, a década de 90.


Era início de 1991, quando no dia (16.mar.) um grupo de quatro jovens amantes do futebol, tiveram a brilhante idéia de fundar o que viria a ser uma das equipes mais apaixonadas pelos torcedores da cidade.




O grupo que tinha por técnico auxiliar João Maria, o popular João Borges, e pelos co-fundadores  Júlio César,  Carlinhos (dirigente) e Ricardo transformaram o antigo Nacional, (time de base da época), no INTERNACIONAL, equipe que mais tarde seria o MAIOR CAMPEÃO DA TERRINHA. 

O corpo diretivo do Colorado sãotomeense  teve sua formação  por: (Cid Santino e Rainel Neto 1° PR.) Carlinhos Aleixo como principal (diretor e técnico), Geraldo Pastora (massagista) e Ligeirinho (roupeiro).



( João Maria, figura ilustre do futebol atual da cidade)


João contou para o blog, que por ser torcedor do INTERNACIONAL do RS, puseram o nome do mais novo time naquele tempo de Internacional como conhecemos hoje.

(O Inter, "foi destaque nos jornais". Bi Campeão Municipal em 94. Em cima do triângulo formado por Atlético, Independente e Inter. Inter 2 X Bragantino 1) .

Charles, Edyfranklin e Rosimar eram as revelações do timaço, mesma base do ano anterior.

Numa sequência de vitórias e com poucos anos de sua existência, o Clube do Colorado sãotomeense, conquistou o Vice-campeonato da Taça Cidade São Tomé em 1995, perdendo para equipe de Veteranos na época.

Entretanto porém aos sete anos do seu aparecimento, o Inter já conquistava o Tri-Campeonato Municipal em 1998, além de ser campeão no fustsal, sendo campeão da antiga CENEC nos anos de 1992 e 93, entre alguns torneios na época.

(Internacional formação em 1995. Vice-campeão metropolitano)

Da esquerda para direita em pé: Cézar, Tonho, Branco, Vitório, George, Ary e Bal.

Agachados: João, Luciano, Júnior, Dinda, Áureo, Cremildo, Túlio?


(1998)


( Tri-Campeão Municipal em 98)


(Tri-Campeão em 98 da Taça Cidade São Tomé e Municipal contra a Vila São Francisco por 4X2 nos pênaltis), Campeão Municipal contra o novo triângulo formado por jogadores do Atlético, Inter e Vila.

Da Esq./para Dir. Em pé: Dedé, George, Cremildo, Ary, Gerrimar e Júlio.
Agachados: Eliel (contonete), Joãozinho, Tony, Coco, Mec e Furão


Em pouco tempo o INTERNACIONAL, cativou a rapaziada da época. Se via no olhar dos jovens o interesse em participar da equipe que despontava como um furacão vencendo as competições desde então

(Formação do Inter em 2000/ Vice-campeão Municipal).

Após quase dez anos de existência, até o ano 2003, o timaço colorado, de São Tomé estava em total ebulição revelando vários craques naquele período.

(Colorado em 2002 Vice Taça do Imp.)

Dá esquerda para direita em pé: Gustavo, Ramom, Alex, George, Roberto, Gyldson, Marcelo, Tardelle, Edvan e João Borges.

Agachados: Macula, Tinha, Jhon Leno, Oziel, Fabinho Goianinha, Júlio e Walter.


Em 13 anos de história, o Internacional, conquistou o tetra-campeonato nos anos de 2003/04 elevando assim, ao patamar de um dos times que mais venceu depois do Potengi


Tetra-Campeão em 2003/04. Vence o Bragantino por 2X0 1° jogo 2X1 no segundo jogo se consagrando como um dos melhores times da região).

( Tetra campeão em 2003/04)

Esquerda para direita em pé: Ranilson, Gá, Tonho Rangel, Flávio, Klebson, Walter, Ary Dedé, Gledson, Selivan, Popo, Nenê, João, Tardelli e Gustavo.

Agachados: João Borges, Furão, Júlio, Hitalo, Rubinho, Beleléu (in memorian), Júnior, Fabinho Goianinha, Geraldo Pastora, ?


( Inter: campeão em 2006 contra Vila São Francisco em um dos maiores clássicos da história  nos pênaltis por 4X2)

Dá esquerda para direita em pé: Renato(auxiliar de João Borges), Tardelle, Marcelo, Walter, Girlânio, George, Nando, Tonho Rangel, Edvan, Gustavo e João Borges.
Agachados: Oziel, Edílson Max, Mácula, Jhon Leno, Rodriguinho, Fabinho Goianinha, Ramon, Mimia e Júnior. 

(2006)


O time do internacional tanto despertou o amor quanto o  carisma nos corações daqueles que faziam parte das formações.  Era comum a disputa dos jovens em participar dos elencos.


( Internacional 2006)

Com várias formações e com quase trinta anos de história, o INTER, conquistou títulos importantes tais quais podemos citar: os campeonatos municipais dos anos 1993, metropolitano, 94, 98, 2003, 04 e 2006, além de disputar três MATUTÃOS, ganhando a taça da cidade São Tomé, e salão regional e Municipal contra as equipes do Arsenal de "bicudo e Barcelona" em 2003 e 2007.



(Campeão da copa integração)

 ( Escolinha do internacional)



Para muitos era um sonho participar da escolinha. Muitos ficavam na espectativa se iriam ser aprovados nos treinos, e convocados para os jogos ( comentários de Crispim)  influenciados por João Borges. O  (Velho lobo)
Programação para o futuro do futebol da cidade


( João Maria,  George e novo elenco)



 ( Futsal na semana do Amaro 2015)

Dá esquerda para direita em pé: Maquito, Alexandre, João Pedro, Adolfo Neto, Daniel e João Borges.

Agachados: Walter, Caroncha, Isak Santos, Poito e Paulianderson.


( Foto da reportagem em 1994 do Bicampeonato)


( Reportagem rara, cedida ao blog pelo  MEIA ESQUERDA CHARLES)


( Reencontro dos Jerns, base Inter)


( Internacional 2019)


Alguns jogadores que fizeram parte da equipe do Inter, jogaram em times profissionais, é o caso de Edmo, (ALECRIM)  João Paulo (ABC) E João Pedro ( ABC).

Como principais jogadores do Colorado sãotomeense temos:

George, Cézar, Mec, Júlio, Furão, Tonho, Edmo, Walter, Gel, Tony, Joãozinho, Charles, Edfranklin, Edvan, Babá, Alexandre, Josivaldo (rebolado), Pinto, Fabinho, Teir Rosimar, Túlio, Ary, Tardelli, Vitório, Gustavo, Celivan, Lucas, João Pedro, Roberto, Cleanto, Dinda, Macula, Rodriguinho, Max, Bal, Duduca, Miguel, Marquinhos Rubens, Júnior "bicudo"   ...



Fonte/fotos

Charles, ex jogador do clube, Crispim, João Borges, Walter de Verônica, Tardely, Rosimar campeão em 94




Próxima matéria:  independente, vila, Atlético, entre outros










Compartilhe e alcance mais pessoas:

Siga-nos no Twitter:



Fechados com Bolsonaro! 🇧🇷🤝
Grupo Público · 9.049 membros
Participar do grupo