-->












Número de mortes por Coronavírus em São Paulo é 55% menor e Dória e Bruno Covas erram feio nas previsões







O portal Conexão Política, postou uma notícia referente aos casos por Coronavírus no Brasil, mais precisamente em São Paulo, bem como possíveis erros nos números.
O   governo de São Paulo errou nas previsões de mortes por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, apresentadas durante entrevista coletiva no início da semana passada. Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan – instituição pública estadual, ligada à Secretaria de Estado da Saúde – acreditava que com as medidas de isolamento social o estado chegaria nesta segunda-feira (13) contabilizando cerca de 1.300 óbitos, no entanto, de acordo com o balanço do Ministério da Saúde de ontem (12), foram registradas 588 mortes.




O site Conexão ainda diz que o número representa apenas 45% do que era esperado pelas autoridades de saúde do governo paulista. Na segunda-feira (6), quando a previsão era muito maior do que vem sendo observado nos últimos dias, Covas chegou a defender que as ações adotadas pelo estado evitariam que o número chegasse em quase 5 mil.

“Se nós não tivéssemos tomado nenhuma medida, nós chegaríamos no dia 13 de abril com quase 5 mil óbitos. Tomamos as medidas e esperamos chegar lá com menos de 1.300 óbitos. Isso aqui dá a dimensão da importância das medidas que estão sendo tomadas e que precisam ser respeitadas”, disse na ocasião.

Uma semana depois, considerando a evolução dos dados do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde, a realidade vai ficando cada vez mais distante do que foi apresentando pela equipe comandada pelo governador João Doria para os próximos 180 dias.





 “Nós vamos reduzir 166 mil mortes. Nós precisamos reduzir o número de mortes. É um número muito significativo”, afirmou Dimas Covas.

No final da tarde desta segunda-feira (13), uma nova totalização foi divulgada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Pasta, São Paulo registrou 608 óbitos até o momento, número ainda 47% menor do que o esperado pelas autoridades de saúde do estado.

O portal Conexão Política ainda afirma que o  presidente do Instituto Butantan também acreditava que sem as ações de isolamento social o número de casos confirmados estaria entre 20 e 25 mil. Entretanto, a Secretaria de Saúde disse na manhã desta segunda-feira que 8.755 já foram infectados pelo novo vírus.
“Sem nenhuma medida [de isolamento] nós estaríamos lá no dia 13 de abril com quase 150 mil casos no estado de São Paulo. Com as medidas, nós vamos chegar nessa data com cerca de 20 a 25 mil casos”, comentou.

Dimas Covas assumiu a coordenação dos testes de detecção do novo coronavírus no estado de São Paulo no dia 2 de abril. O médico, além de comandar o instituto, também é responsável pelo Plataforma de Laboratórios de diagnóstico de coronavírus.



Compartilhe e alcance mais pessoas:

Siga-nos no Twitter:



Fechados com Bolsonaro! 🇧🇷🤝
Grupo Público · 9.049 membros
Participar do grupo