-->












STF contribui para aumentar dívidas nos estados brasileiros por estimular irresponsabilidade fiscal









Muitos  estados brasileiros vem enfrentando colapso financeiro, alguns com salários dos servidores atrasados, bem como dívidas aos fornecedores.





Por estimular a irresponsabilidade fiscal dos gorvernadores, o Supremo é em parte responsável. Os ministros do (STF) costumam emitir decisões que não obrigam os governadores a pagarem a dívida de seus respectivos estados com a união, mesmo que muitas dessas dívidas tenham sido dos governos anteriores justamente para sanear as contas públicas.

Dessa forma, esse modelo imposto pelo Supremo, desestimula a irresponsabilidade fiscal por parte dos governadores ao isentar os estados de seus compromissos fiscais.





A maioria dos estados e municípios que recorrem contra a União no STF, ganham a causa, em 87% dos processos relacionados é o que mostra um estudo feito, sobre a temática.

A advogada da União Andrea de Quadros Dantas, fez o levantamento no período de 1988 a 2017, e observou que dos 2,5 mil ações Cíveis Originárias para identificar quais tiveram conflito federativo reconhecido e julgado pelo STF nesse período.





Para pagar suas dívidas ao governo federal, os estados teriam que sofrer alguma punição como deixar de receber repasses da União principalmente por não cumprirem a lei de responsabilidade fiscal, porém não foi o que aconteceu na maioria dos casos estudados por Andrea.














Compartilhe e alcance mais pessoas:

Siga-nos no Twitter:



Fechados com Bolsonaro! 🇧🇷🤝
Grupo Público · 9.049 membros
Participar do grupo