-->












Conheça parte da vida e obra do mais temido cangaceiro do sertão a saber Virgulino Lampião






ASSIM MORREU VIRGILINO FERREIRA | O LAMPIÃO


A cada dia 28/7 de cada ano, soma-se mais um ano da morte de Virgulino Ferreira da Silva, nome de batismo do mais famoso cangaceiro que existiu no Brasil. Portanto já se passaram exatos 81 anos de sua morte, mesmo assim seu nome é bastante lembrado pelos fatos históricos, o banditismo, herói do sertão, bandido do sertão, justiceiro, injustiçado e até mesmo a alcunha de Robin Hood sertanejo. O personagem citado também é bastante visto nos cinemas, novelas literatura e hoje mais que nunca já faz parte do imaginário popular.





Sua data de nascimento é incerta, porém os pesquisadores da vida e obra de Lampião, datam em 04 de julho de 1898 culminando assim a data mais precisa de seu aparecimento.





Frederico Pernambucano de Mello, é hoje a maior autoridade viva sobre o cangaço no mundo. Em seu livro apagando o lampião ele nos relata fatos importantes da vida do maior cangaceiro do nordeste.





 Na recém república brasileira e no efervescente cenário de fome, seca e disputas de terras, os ditos cangaceiros percorriam os estados em busca de comida, dinheiro e abrigo.




Foi nesse contexto por lutas de terras e apropriações, que os pais  de Virgulino foram assassinados. Não se sabe se pela polícia ou por outras famílias. O que se sabe, é que o ex artesão, Lampião e seu irmão engressariam no cangaço pelo resto de suas vidas, no bando de Sinhô Pereira tornando assim o  líder do temido  movimento.









Algumas curiosidades sobre o mito do sertão ainda é desconhecido por muitos. Pra quem não sabe, Virgulino Lampião era o único do bando que sabia ler e escrever. Trabalhou como artesão o que mais tarde ajudaria o grupo com suas peças. fez peças de bizaco, cintos, sandálias  e adereços para o grupo. 




Lampião era um exímio costureiro e as peças produzidas por ele, serviam para ornamentar as vestimentas de vaqueiro, que era preciso pra livra-los da mata espinhenta. Afinal foram 20 anos percorrendo os sertões nordestinos.




O bando de Lampião era acusado de várias atrocidades, entre elas, roubos de animais, torturas, mutilações, estupros, mortes... Causando um verdadeiro terror por onde passava.

Após ser expulso de Mossoró, perdendo um cangaceiro no combate, conhecido por jararaca, Lampião foge e na madrugada de 28 julho de 1938, na gruta de angico no estado de Sergipe parte do bando de Lampião cai, através da volante. 

Os policiais (macacos) , como assim era chamados, pelo bando atiraram fortemente deixando 13 pessoas mortas, entre elas Virgulino Ferreira, e sua esposa Maria Bonita. 





De acordo com os pesquisadores, Lampião e Maria Bonita, foram degolados ainda vivos.  Na época, acreditava-se que os cangaceiros eram imortais e por este motivo, as cabeças foram expostas na calçada da prefeitura como prova de sua morte.



Dessa forma o cangaço chegava a seu fim. Corisco ainda vingou a morte de seu líder, porém 1940 ele era assassinado e o cangaço no Brasil, começava a mergulhar nas mentes daqueles que viam Lampião como bandido ou herói





Fonte: apagando o lampião de Frederico Pernambucano



Compartilhe e alcance mais pessoas:

Siga-nos no Twitter:



Fechados com Bolsonaro! 🇧🇷🤝
Grupo Público · 9.049 membros
Participar do grupo